ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atividade 3 - Máquinas simples e a construção de uma balança romana / Ferramentas humanas e máquinas simples. 7ºA Prof. Mônica

Habilidade - (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Para fazer a atividade 3 é preciso assistir às aulas de link abaixo.

7º A 22/02/21

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7949&id=360

7ºA 01/03/21

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8054&id=360


 Nome: _____________________________________   nº ____ 6º _____

Atividade 3 de Ciências - Prof. Mônica – 2º bim.

(1,0) 1. Observe a imagem e responda à questão:

 

Existe uma razão para a maçaneta de uma porta estar sempre próxima ao trinco?

__________________________________________________________________________________________________________________________

(1,0) 2. Afinal, para que serve uma alavanca?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Observe a imagem e responda à questão: 

(1,0) a) O que significam as letras P, A e R na alavanca acima.

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

(1,0) 4. Abaixo de cada objeto escreva o tipo de alavanca que ele representa (Interpotente, interfixa ou inter-resistente).

 

            ______________         _____________          _______________

(1,0) 5. Qual é a relação entre o desenvolvimento da inteligência humana com a descoberta, invenção e uso das ferramentas?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 (1,0) 6. Cite dois objetos que são exemplos para cada um dos três tipos de alavancas.

 a)   Interfixa:   _____________________        ______________________

b)     b)  Interpotente: ___________________        _____________________

c)     c)  Inter-resistente ___________________     _____________________

(1,0) 7.  Observe a imagem e complete com as três partes desta alavanca:           

  

 (1,0) a) Que tipo de alavanca é esta?

_____________________________________________________________

 (2,0) 8. Construa uma balança romana como a da aula usando régua, barbante e clip e tire uma foto da sua balança montada suspendendo qualquer material escolar como borracha, lápis etc. Fotografe e envie com as imagens das questões respondidas. 

                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário