ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

quarta-feira, 26 de maio de 2021

2ª ATIVIDADE - 9ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA

 9ºA/ 9ºB/ 9ºC/ 9ºD- MATEMÁTICA

 PROFESSORA MIRLEY- PROFESSOR EVANDRO

PROFESSORA SIMONE - PROFESSORA SOLANGE

 2ª ATIVIDADE – 2º BIMESTRE

 

Olá, queridos alunos dos nonos anos!  Esperamos que todos estejam bem.

 

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

 

HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA:

EF07MA12: Resolver e elaborar situações problema que envolvam as operações com números racionais.

 

 Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:

 

 https://www.youtube.com/watch?v=R2iHg4iIXWw&t=67s  - 03/05

https://www.youtube.com/watch?v=AxnLC_9P5jY&t=416s – 04/05

https://www.youtube.com/watch?v=FnH2ojqHAys&t=220s – 05/05

https://www.youtube.com/watch?v=POUfV81Wg7k&t=687s – 10/05

https://www.youtube.com/watch?v=b2Ee7790jk4&t=584s – 11/05

https://www.youtube.com/watch?v=Ozxcoa56YWI – 12/05

 

👉Data de entrega: até 04/06/2021

9ºA - Profª Mirley 

mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br


9ºB - Profº Evandro

epalmieri@prof.educacao.sp.gov.br

 

9ºC - Profª Simone 

simonefacciolongo@prof.educacao.sp.gov.br

 

9ºD - Profª Solange 

solangemarinhoo@prof.educacao.sp.gov.br

 

Qualquer dúvida entrem em contato com seu professor(a).


QUESTÕES:

1º) Observe as frações e suas respectivas representações decimais. Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta:

 

(A) I e II

(B) I e IV

(C) I, II e III

(D) I e III

 

2º) Associar as frações 3/2 , 9/2 e 1/2 com as letras, de acordo com as suas posições na reta numerada.

 

(A) A = 1/2 ,B = 9/2 ,C = 3/ 2

(B) A = 9 /2 ,B = 3 /2 ,C = 1 /2

(C) A = 3/2 , B = 1/2 , C = 9/2

(D) A = 1 /2 ,B = 3 /2 ,C = 9 /2


 3º) Um ciclista percorreu pela manhã 1/3 de um trajeto destinado ao treino. No período da tarde, o ciclista percorreu 1/4 desse mesmo trajeto. Qual é o total percorrido pelo ciclista nos dois períodos? Quanto falta para o ciclista finalizar o trajeto?

 (A) 5/12 e 7/12

 (B) 2/7 e 5/7

 (C) 7/12 e 5/12

 (D) 5/7 e 2/7 


 4º) Para uma viagem, Rosana encheu o tanque de gasolina do seu carro. No primeiro trecho dessa viagem, ela percebeu que consumiu 1/ 4 de gasolina do tanque e, no segundo trecho, foram consumidos 2/5 do tanque cheio. A fração que representa o que restou no tanque é:

 (A) 5/20

 (B)  7/20

 (C) 13/20

 (D) 20/20


 5º) O triplo da soma entre 1/3 e 3/5 é?

 (A) 42/45

 (B) 12/8

 (C) 14/5

 (D) 42/15

 6º) O valor da expressão  é?

 (A) 1/8

 (B) -91/9

 (C) 19/19

 (D) -71/9

 

7º) Vitor gastou, neste mês, 1/3 do seu salário com alimentação e 1/ 2 , com entretenimento. Sabendo que seu salário é de R $1890,00, quanto, do salário de Vitor, sobrou para que ele possa fazer um investimento?

(A) R$ 1575,00

(B) R$ 315,00

(C) R$ 148,00  

(D) R$ 415,00

 

8º) A respeito da resolução de expressões numéricas, assinale a alternativa correta:

 (A) As operações devem ser feitas na ordem em que aparecem.

 (B) É necessário calcular primeiro todas as operações no interior dos parênteses na ordem em que elas aparecem.

 (C) Não existe ordem para realização dos cálculos em uma expressão numérica.

 (D) As adições e subtrações são os últimos cálculos na lista de prioridades das

 expressões numéricas.

 

 9º) Qual das alternativas a seguir representa um quinto do resultado desta expressão numérica:

[(64 – 16·4) + (48·10 – 180)]·5

 

(A) 270

(B) 300 

(C) 350

(D) 1500

10º) O valor da expressão       é:  

(A) 15/4

(B) 10/6

(C) 30/18

(D) 10/18

 

 Bons estudos!  

ATENÇÃO

Esta atividade também está postada no Google Classroom. 


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