ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

6ºs A/B/C/D PROFª MIRLEY MATEMÁTICA ATIVIDADE 3 – 2º BIMESTRE professoramirley@gmail.com


6ºs A/B/C /D  PROFª MIRLEY  MATEMÁTICA
ATIVIDADE 3 – 2º BIMESTRE
Referente ao período de 22 à 26/06/2020
Olá meus queridos, como vocês estão? Espero que todos estejam bem. Estou com saudades.
Caso vocês não tenham assistido à videoaula no dia 22/06/2020, ou queiram assistí-la novamente, clique no link abaixo:


Habilidades: (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

Frações: As diferentes representações
Para essa atividade vamos utilizar a  Apostila Aprender Sempre. 
 

Peço que realizem os exercícios das páginas  8, 9, 10, 11 e 12; na própria Apostila e a lápis.

 Esse texto é somente para leitura e uma maior
compreensão da ATIVIDADE, NÃO é necessário copiar.

 REPRESENTANDO FRAÇÕES

Fração é considerada parte de um inteiro, que foi dividido em partes exatamente iguais. As frações são escritas na forma de números e na forma de desenhos. Observe alguns exemplos:

O inteiro foi divido em 6 partes, onde 1 delas foi pintada.



O inteiro foi dividido em 9 partes, onde 6 foram
pintadas.
 



O inteiro foi dividido em 4 partes, onde 1 fora pintada.


Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas.
A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro.



Observe a leitura e a representação das seguintes frações.

Um meio


Um terço


Um quarto


Um quinto

Dois sextos


Dois nonos


Quando o denominador da fração é 10, 100 ou 1000, a fração deve ser escrita utilizando décimos, centésimos e milésimos. Observe:

Quatro décimos

 Quatro centésimos 

Quatro milésimos

 Nas situações em que o denominador é maior que 10, escrevemos a palavra avos junto ao nome da fração.

Dois treze avos

Cinco dezenove avos

  Doze vinte avos

Representação decimal de uma fração 
Podemos transformar qualquer fração ordinária (ou seja, uma fração que não é decimal) em número decimal, devendo para isso dividir o numerador pelo denominador da mesma.
Exemplos:

 25= 2:5 = 0,4

78= 7:8 = 0,875

Decimais

Observe no quadro a representação de frações decimais através de números decimais:

Os números 0,1, 0,01, 0,001; 11,7, por exemplo, são números decimais.

Nessa representação, verificamos que a vírgula separa a parte inteira da parte decimal.




Leitura dos números decimais

No sistema de numeração decimal, cada algarismo, da parte inteira ou decimal, ocupa uma posição ou ordem com as seguintes denominações:

Lemos a parte inteira, seguida da parte decimal, acompanhada das palavras:

décimos ........................................... : quando houver uma casa decimal;
centésimos....................................... : quando houver duas casas decimais;
milésimos......................................... : quando houver três casas decimais;
décimos milésimos ........................ : quando houver quatro casas decimais;
centésimos milésimos ................... : quando houver cinco casas decimais e, assim sucessivamente.

 Exemplos:
a)  1,2:   um inteiro e dois décimos;
b) 2,34:  dois inteiros e trinta e quatro centésimos



Quando a parte inteira do número decimal é zero, lemos apenas a parte decimal.
Exemplos:
a)  0,1  um décimo;
 b)  0,79 :  setenta e nove centésimos


0,6
Seis décimos
0,37
Trinta e sete centésimos
0,189
Cento e oitenta e nove milésimos
3,7
Três inteiros e sete décimos
13,45
Treze inteiros e quarenta e cinco centésimos
130,824
Cento e trinta inteiros e oitocentos e vinte e quatro milésimos
Números Decimais

Ao final, tire as fotos da atividade e envie para:



👉professoramirley@gmail.com

Bons estudos!!

ATENÇÃO
Não deixem de enviar as atividades do 1º Bimestre.







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