6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA
PROFª MIRLEY
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1 – 2º BIMESTRE
ARREDONDAMENTO
Página 61 - CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 - PARTE 1
1.1) Resposta pessoal. Os estudantes devem apresentar sua pesquisa sobre o assunto e suas anotações.
1.2) A partir dos números dados, vocês devem arredondá-los para a dezena mais próxima. Podem consultar a pesquisa anterior que fizeram. Registre também como decidiram arredondar esses números.
Descreva quais critérios vocês utilizaram ao realizar arredondamentos.
Possíveis arredondamentos:
28 - arredondado para 30
32 - arredondado para 30
57 - arredondado para 60
93 - arredondado para 90
O uso da reta numérica pode auxiliar a visualizar arredondamentos. Neste exemplo, é possível visualizar a dezena mais próxima do número dado:
1.3) Os critérios para fazer arredondamentos, consistem em procurar o número mais próximo: dezena exata, centena exata, milhar exato etc.
102 - arredondado para 100, por ser o múltiplo de 10 mais próximo de 102.
158 – o múltiplo de 10 mais próximo é o 160, mas se a aproximação for para a centena exata, então a mais próxima é 200.
568 – o múltiplo de 10 mais próximo é o 560, mas se a aproximação for para a centena exata, então a mais próxima é 600
1 024 – arredondando apenas a ordem das dezena, a exata mais próxima será 1020, para o milhar exato mais próximo tem-se 1.000.
2365 – Existem várias possibilidade de arredondamento: para a ordem das dezenas, o 5 permite a escolha “para mais” ou “para menos”.
Assim, para a dezena exata mais próxima, pode-se escolher entre 2 370 ou 2 360. Para a ordem das centenas, a exata mais próxima será 2.400. Para o milhar exato mais próximo, será 2000.
1.4) Uma possibilidade é arredondar para a dezena mais próxima:
48 – arredondado para 50
124 - arredondado para 120
1027 – arredondando para 1030
Comentário referente aos procedimentos que utilizou : RESPOSTA PESSOAL
professoramirley@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário