(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
As bases históricas dos discursos dicotômicos e a sua desconstrução na organização da sociedade contemporânea (civilizados e bárbaros, atraso e desenvolvimento, entre outros).
https://www.youtube.com/watch?v=telPKOQGJAc
Texto de apoio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Civilidade
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm
https://www.todamateria.com.br/neocolonialismo/#:~:text=Denomina%2Dse%20%E2%80%9Cneocolonialismo%E2%80%9D%20o,e%20in%C3%ADcio%20do%20s%C3%A9culo%20XX.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/eurocentrismo.htm#:~:text=Eurocentrismo%20corresponde%20a%20uma%20express%C3%A3o,composi%C3%A7%C3%A3o%20de%20toda%20sociedade%20moderna.
https://www.preparaenem.com/historia/o-que-um-documento-historico.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário