ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

terça-feira, 6 de abril de 2021

ATIVIDADE 2 – Arte: 8ºs anos A, B e C.

Boa tarde queridos e queridas! Convido vocês para participarem da aula de Arte via Google Meet, amanhã (quinta feira, 07/04) às 15h.

Link da aula: meet.google.com/gwc-qwoc-qgb

Conteúdo da aula:
- Apresentação
- Música
- Sons da Natureza
- Instrumentos indígenas
- Resistência e Luta Indígena
- Explicação aprofundada da atividade publicada no Blog.
_____________________________________________________________________________

Atividade para entregar até o dia 20/04.     

- Assistir todos os vídeos abaixo:
https://youtube.com/watch?v=TtmXmH6a-9w
(Pataxó reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais) – Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=_btHBfAvHWE
(3 instrumentos musicais indígenas) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=onah4R4uhUE&t=47s
(Grafismo indígena) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=y_tKDCBimTQ
(A questão indígena em 4 minutos) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=unkNJF_mlNQ
(Povos indígenas do Brasil) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=9Skmq6wPewE
(Povos da Floresta – Ailton Krenak) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=Cbk0V6dRUSk
(A vida não é útil – Ailton Krenak| Fala animada) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=3NmY2F61GY8
(Rap indígena) –
Assistir inteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=0IYNk1vcYJU
(Essa rua é minha – Kaê Guajajara) –
Assistir inteiro.

*
O QUE FAZER?
- Após assistir todos os vídeos, pense nos sons que compõem a natureza. Se você fechar os olhos, quais deles você consegue ouvir da sua casa agora? Vento? Chuva? Cachorro latindo? Um pássaro? Folhas secas sendo pisadas?
- Liste esses sons e tente representá-los através de um desenho abstrato ou símbolos reproduzindo-o várias vezes em uma mesma folha. Crie o seu próprio grafismo para representar esses sons que você identificou.
- Use cores que você acha que representem esse som para a criação do seu grafismo, mas reserve um espaço dessa mesma folha (lateral, central, em baixo, em cima, etc.)  em branco para escrever uma frase.
- Crie uma frase que apoie a luta dos movimentos indígenas para a preservação da vida e da natureza e insira essa frase no espaço em branco que você reservou no seu desenho.
- Depois de terminar, filme ou fotografe essa sua criação e coloque de fundo o som da natureza que você usou de inspiração (duração de até 1 minuto).
- Esse som pode ser reproduzido por você mesmo através de objetos ou se preferir, pode pegar o som do youtube.

* SOBRE O ENVIO DA ATIVIDADE:
- Enviar por e-mail:
leticiaguirelli@prof.educacao.sp.gov.br com NOME COMPLETO e SÉRIE.
- No corpo de texto do e-mail: Escrever o som que serviu de inspiração pra criação do grafismo. Caso você reproduza o som através de um objeto, identifique-o. Escrever também sobre como foi pra você fazer essa atividade (as dificuldades que encontrou, o que gostou ou não gostou, etc.).
- Anexar o arquivo junto com as informações digitadas acima e enviar.

* IMPORTANTE:
- Qualquer dúvida em relação à atividade, mande sua questão por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário