ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

quarta-feira, 10 de março de 2021

FILOSOFIA 2ºB,C, D - A LIBERDADE - PROFª TELMA

 Leia o texto e responda as questões:

A LIBERDADE

O tema liberdade é uma questão ética por excelência. Compreender o elevado sentido, identificar seus limites e defender sua necessidade para a plena realização da condição humana constitui passo fundamental no caminho da construção da cidadania, em geral, e no desenvolvimento da consciência do ser humano.

A palavra liberdade significa a capacidade individual de audeterminação, caracterizada por compatibilizar autonomia e livre-arbítrio com os múltiplos condicionamentos naturais, psicológicos ou sociais que impõem predisposições ao agir humano.

DESTINO E DETERMINISMO

A ideia de destino significa que o homem não pode escolher para onde vai, ou até o que fazer, mesmo que seja contra a sua vontade. Algo de fora dele decidirá, e não há nada que ele possa fazer para mudar seu futuro ou alterar o seu presente. Essa ideia tem caráter religioso e pode-se dizer que foi introduzida na Filosofia pelos estóicos.  Para eles, havia uma causa necessária para tudo, ou seja, o mundo inteiro segue certas leis, as quais obrigam as pessoas a agir e morrer sem poder decidir por si.

Essa ideia de causa necessária, posteriormente aplicada à ciência, significa que tudo tem uma causa e um efeito; o destino de tudo já foi decidido pela sua causa. Entretanto muitos filósofos não admitem a existência do destino, embora cheguem a concordar que as pessoas fazem escolhas condicionadas, que resultam de determinações, pois haveria vários e pequenos motivos que acabaram por criar o ocorrido.

LIBERDADE

Pensar sobre o destino pode ser problematizado com perguntas sobre nossa liberdade: Temos liberdade para agir sempre de acordo com o bem? O nosso bem é o bem do outro? Quais são os limites para a nossa liberdade?

Ora, se não houvesse liberdade seríamos incapazes de mudar a própria vida e tudo dependeria do que está fora de nós. Mesmo reconhecendo a existência de vários elementos que poderíamos chamar de causas e de limitações para nossa liberdade, cabe ao homem  analisar tais limitações e buscar formas de superá-las.

A LIBERDADE DE FAZER-SE

Para o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) a liberdade não se resume ao que podemos escolher. Ela se dá pela invenção de possibilidades. Nós podemos inventar nossas opções. Mas isso acontece, sobretudo, quando inventamos a  nós mesmos. Se recordarmos John Locke, filósofo inglês (1632-1704), ele pressupunha que todos nós nascemos vazios, mas com nossas experiências podemos adquirir o conhecimento e, portanto, tornamo-nos alguma coisa. A mais profunda liberdade é poder escolher o que somos e não apenas o que fazemos. Nós escolhemos um projeto para nós mesmos, o que Sartre chama de compromisso. Nós nos comprometemos com nossos valores, gostos, sonhos, desejos e projetos. Sobre o que somos e o que seremos nós decidimos. A razão disso tudo é a liberdade, que nos permite tornar um tipo de pessoa, voltar atrás e mudar para outra direção.

A liberdade exige cada vez mais liberdade, liberdade de ser o indivíduo que queremos - bons, felizes, inteligentes, cultos, etc., Liberdade de escolha - mesmo com limites, a partir de nossa vida, nós decidimos a criação de uma outra vida para nós. " Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim"

Mas ninguém é livre sozinho. Para nos fazermos e refazermos precisamos de outras pessoas com as mesmas possibilidades. É a liberdade dos outros que garante a nossa liberdade.


QUESTÕES

1 - Comente em que medida a frase de Sartre significa uma crítica ao determinismo absoluto: " Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim?

2- O que significa compromisso para Sartre?

3- Interprete a seguinte frase de Evelyn Beatrice Hall, indicando qual é a sua importância para a manutenção da democracia: " Não estou de acordo com o que você diz, mas lutarei até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo."

4- Leia o art. 5º da Constituição do Brasil : Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se  aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. (Constituição do Brasil, 1988), analise-o do ponto de vista do momento atual (Epidemia Covid - 19.

5- Você concorda com a ideia de destino e determinismo? Justifique

Atividade para entrega até 31/03/2021 - vale 10 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário