ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

7ºA - 3º BIM Atividade Interdisciplinar de Ciências ( Profª Mônica) Inglês ( Profª Regina) e Matemática ( Profª Elisana)

 A atividade terá valor de 0 a 10 pontos e valerá para as disciplinas de Ciências, Inglês e Matemática. ( 3º BIM) 

                

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                          monicameira@prof.educacao.sp.gov.br



Atividade 8 - Ecossistemas Brasileiros - parte 2


Instruções: Esta atividade está na forma de um quiz de testes, e para fazê-la  será necessário a leitura e interpretação de uma adaptação do texto Megadiversidade no Brasil.  Vocês deverão entregar apenas as respostas das questões na ordem numérica. 

º 

Habilidade de Ciências: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Habilidade de Inglês: (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua estrutura textual e palavras cognatas.

Habilidade de Matemática: H28. Compreender as operações que envolvam números naturais para resolver problemas. H163. Aplicar os conhecimentos de porcentagem na solução de problemas.

  

Nome: _______________________________________ nº _______    7º A

 

Leia atentamente o texto e responda os testes.


Megadiversidade no Brasil

 

A Megadiversidade que marca o território do Brasil possibilita a existência de inúmeras espécies animais e vegetais.

A biodiversidade corresponde ao número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar. No Brasil, a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios.

O Brasil ocupa o primeiro lugar em escala global em espécies de aves.

Em nível mundial, o Brasil é o primeiro em abrigar uma maior variedade de anfíbios, terceiro em aves e quarto em mamíferos e répteis.

 A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de animais e vegetais. O Brasil possui os elementos necessários para o surgimento de diversas espécies, isso porque apresenta durante todo o ano temperaturas elevadas e uma grande umidade.

O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.

Apesar desses impressionantes números, uma grande parcela da população brasileira contribui com a destruição de ambientes de extrema importância, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Assim, no caminho que estamos seguindo, certamente teremos no futuro somente fotos do que era esse importante e rico ecossistema. Atualmente restam aproximadamente 7% de Mata Atlântica e cerca de 20% do Cerrado, o último corre um risco ainda maior, pois a agricultura e a pecuária têm ocupado extensas áreas desse domínio.

Existem estudos que mostram que várias espécies podem ser usadas no tratamento de doenças em humanos, como a utilização da hortelã para combater a esquistossomose, o caju na cura do câncer, fungos na produção de ração para animais, entre muitos outros casos.

A partir dessas afirmações, é possível supor que podemos ter uma planta ainda desconhecida da ciência que possui a chave para o descobrimento de curas de doenças que assolam a sociedade, tais como a AIDS, câncer, diabetes e dezenas de outras.

Em suma, se a biodiversidade pode fornecer tantos elementos para o homem e para sua própria saúde, a única atitude a ser tomada é preservar os ambientes para que no futuro possamos encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas que servirão para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo, pois se continuar a exploração desordenada de ecossistemas ricos biologicamente, certamente espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.

 

Texto adaptado da internet 17/08/20.

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

 

Questões de Inglês:

1) Assinale a alternativa correta. Atenção ao uso da preposição.

(a)  Biodiversity is very big in Brazil.

(b)  Biodiversity is very big on Brazil.

(c)  Biodiversity is very big at Brazil.

(d)  Biodiversity is very big next to Brazil.

 

2) Atenção ao uso do verbo (simple present). Assinale a alternativa correta.

(a) Many mammals lives in our forests.

(b) Many mammals live in our forests.

(c) Many mammals lived in our forests.

(d) Many mammals is in our forests.

 

3) Assinale a alternativa correta com relação ao uso do verbo there to be (there is/there are):

(a) There be many plant species in the Atlantic Forest.

(b) There is many plant species in the Atlantic Forest.

(c) There  many plant species in the Atlantic Forest.

(d) There are many plant species in the Atlantic Forest.

 

Questões de Ciências:

 

4) Biodiversidade é:

(a) somente a variedade de espécies animais de uma região.

(b) somente a variedade de espécies vegetais de uma região.

(c) número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar.

(d) número de variedades de espécies animais de um determinado lugar.

 

5) Os elementos necessários para gerar uma grande biodiversidade que o Brasil possui são:

(a) sua dimensão continental e localização geográfica propícia somente.

(b) sua dimensão continental, localização geográfica propícia, temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.

(c) temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.

(d) Somente sua dimensão continental.

 

6) As duas atividades que vem contribuindo com a destruição dos cerrados são;

(a) a indústria e a pecuária.

(b) a indústria e a agricultura.

(c) o comércio e a indústria.

(d) a agricultura e a pecuária.

 

7) O risco que a humanidade corre com a destruição da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros é:

(a) espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.

(b) faltar espaço para a agricultura e pecuária.

(c) encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas.

(d) encontrar a cura para a AIDS.

 

Questões de Matemática:

 

8) A bioversidade de seres vivos na Amazônia pode ser quantificada em valores numéricos que correspondem em:

(a) 50.333 espécies

(b) 60.000 espécies

(c) 58.000 espécies

(d) 58.033 espécies

 

9) O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência. Calculando a porcentagem da fauna e flora do ecossistema Amazônico, temos:

 

(a) 1.400.000

(b) 140.000

(c) 14.000

(d) 1400

 

10) No Brasil, a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios. Assinale a alternativa correta:

 

(a) 94% corresponde as espécies vegetais

(b) 2% corresponde as espécies de mamíferos

(c) 4% corresponde as espécies de aves

(d) 9% corresponde as espécies de anfíbios

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