ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

quarta-feira, 24 de junho de 2020

2º ANOS BIOLOGIA - PROF ª ELISANA - ATIVIDADE 5 2º BIMESTRE

Olá meus queridos alunos, espero que estejam bem. Esta é a terceira atividade do 2ºBimestre.

Leiam com atenção as instruções da pesquisa e assistam ao vídeo.

Enviem a atividade para o email abaixo:


                       elisanamendes20@gmail.com  

Em caso de dúvidas, encaminhem os questionamentos por email.

                                                      
Atividades para a semana de 24 a 03 de julho

ATIVIDADE 5  

Esta atividade é individual. Você poderá imprimir ou copiar e responder os exercícios. 


TÍTULO:    EXERCÍCIOS  DE  CITOLOGIA

-Objetivo : A partir da pesquisa realizada, resolver os exercícios sobre os tipos de células , suas estruturas e seu funcionamento, reconhecimento e diferenciando a diversidade celular.

Abaixo,  seguem três vídeos de aulas explicativas sobre esses assuntos.

Assistam : 





























1) As figuras abaixo representam  modelos diferentes de células. 

a) A célula A recebe o nome de ______________ / _______________, e está presente em seres vivos como por exemplo:______________.
b) A célula B recebe o nome de_______________/________________, e está presente em seres vivos como por exemplo _____________.
c) A célula C recebe o nome de ________________ e está presente em seres vivos como por exemplo___________.

                     

                 A                                                     
                  
 

                    B



                   C









   







   2) Assinale V(verdadeiro) ou F(falso): 

   a) (   ) O material genético localiza-se no núcleo das células, e pode ser chamado de genes.
   b) (   ) Os vírus possuem células, e não possuem DNA ou RNA.
   c) (   ) A primeira célula estudada foi uma célula de vegetal proveniente da cortiça.
   d) (   ) A morfologia ou formato das células tem relação com as suas funções.


3) Os seres vivos, exceto os vírus, apresentam estrutura celular. Entretanto, não há nada que corresponda a uma célula típica, pois, tanto os organismos unicelulares como as células dos vários tecidos dos pluricelulares são muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as células vivas apresentam os seguinte componentes: 

a) citosol , membrana plasmática , material genético e ribossomos
b) retículo endoplasmático, complexo golgiense, cloroplasto e vacúolo
c) citosol , membrana plasmática , núcleo e ribossomos
d) citosol, membrana plasmática, núcleo e carioteca



4) As células eucarióticas animal e vegetal apresentam estruturas similares e outras que são “características” de cada uma  delas. Cite duas características particulares da célula vegetal e dê a função de cada uma delas.




   5) Comente sobre as estruturas presentes apenas nas células procarióticas e ausentes nas eucarióticas.




    6) A estrutura que diferencia os seres procariontes dos seres eucariontes  recebe o nome de      _______________.



7) Leia o texto abaixo e responda: 

Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida. Em 1665, Hooke apresentou um livro em que o termo célula foi utilizado pela primeira vez. Nesse trabalho ele falou a respeito da análise de fatias de cortiça onde observou pequenos compartimentos, os quais ele chamou de célula.
Apesar de Hooke ter observado apenas as paredes celulares de células mortas e não ter tido a possibilidade de ver o quanto essa estrutura era complexa, esse trabalho foi essencial para impulsionar os estudos dessa área da Biologia. Após o estudo de Hooke, vários outros tentaram entender essa estrutura tão pequena que fazia parte da composição dos seres vivos. Dentre esses trabalhos, destacaram-se o de Anton van Leeuwenhoek, que analisou protozoários, bactérias, espermatozoides e outras células isoladas.
Somente um século e meio após da descoberta da célula é que a Teoria Celular foi lançada. Antes disso, vários cientistas já se ocupavam de compreender a estrutura e o funcionamento da célula, gerando conhecimentos que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento da Biologia, mais especificamente da Citologia, ramo da ciência que estuda a estrutura, as funções e o desenvolvimento celular.
Hoje sabemos que todo ser vivo, seja ele membro do reino Plantae, Animallia, Protista, Fungi ou Monera é composto por célula, alguns por uma única, outros por várias, e que muitas dessas células apresentam diferenças com relação a outras, mas desempenham basicamente o mesmo papel: estruturar, realizar atividade metabólica e transmitir informações genéticas.
Sabe-se também da existência de organismos acelulares, ou seja, que não são compostos por células, os tão conhecidos vírus, que devido a essa característica, não compõem nenhum dos reinos citados.


a) Como Hooke chamava os pequenos compartimentos observados?



b) Qual foi a grande invenção criada por Hooke em1665 que possibilitou o estudo das células?



c) Qual é o único ser vivo que contraria a Teoria Celular?



d) Qual o papel atribuído às células?




 8) Na figura abaixo, podemos observar diferentes formatos e tamanhos   de_______________________. Escreva o nome de pelo menos 3 das imagens abaixo:
_____________, _______________, _____________________.





Bom estudo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário