ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

segunda-feira, 18 de maio de 2020

EMPIRISMO - FILOSOFIA PROF. TELMA

FILOSOFIA - 1º A, 1ºB, 1ºC, 1ºD  - PROF. TELMA

Bom Dia

A atividade de hoje pretende dar continuidade à  situação de aprendizagem sobre a construção do conhecimento. Na última semana  refletimos sobre o Racionalismo, hoje o texto apresentado será sobre o Empirismo.
A palavra empirismo tem sua origem no grego empeiria, que significa "experiência. As teorias empiristas defendem a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e, em última instância, de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato).
Portanto, para defensores do empirismo, não existem as ideias inatas. Como afirmava um dos principais teóricos dessa corrente, o  filósofo inglês John Locke (1632-1704), nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos. Isso quer dizer que ao nascermos nossa mente é  como um papel em branco ou (tábula rasa - expressão usada  por John Locke), desprovida de qualquer ideia. De onde provém, o vasto conjunto de ideias que existe na mente humana? O filósofo responde : da experiência. A experiência, segundo Locke, fundamenta o conhecimento por meio de duas operações:
- Sensação - que leva para a mente as várias e distintas percepções das coisas, sendo, por isso bastante dependente dos sentidos.
- Reflexão - que consiste nas operações internas da nossa mente, pelas quais se desenvolvel as ideias primeiras fornecidas pelos sentidos.


Estou registrando os códigos para acesso ao classroom para  dúvidas que surgirem sobre o  texto.

1ºA - 556mtth
1ºB - fyglirt
1ºC - u5jdeud
1ºD - gg2kixi

Nenhum comentário:

Postar um comentário